Logo logoPais SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina



Como o SAMU funciona


1. Quando houver uma situação de emergência, ligue 192. A ligação é gratuita e poderá ser feita de qualquer aparelho telefônico, inclusive orelhões.

2. A ligação será atendida pelo Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM) na Central de Regulação, e ele solicitará algumas informações obrigatórias: nome, idade, endereço completo e o motivo da ligação.

3. O solicitante deve fornecer as informações solicitadas e aguardar na linha para falar com o médico da “central de urgência” – médico regulador. A partir desse momento, ele já estará sendo atendido pelo SAMU, independentemente do envio da ambulância ou não.

4. A ligação é transferida para o médico da “central de urgência” – médico regulador, que avalia as informações passadas pelo solicitante e, quando possível, conversa diretamente com o paciente. De acordo com a gravidade do caso, define as ações a ser tomadas, que poderão ser orientações ou o envio de uma ambulância:

• Orientação por telefone: quando o caso pode ser resolvido por telefone por não se tratar de uma urgência ou emergência. O médico da “central de urgência” – médico regulador orienta sobre o que pode ser feito e quais serviços devem ser procurados.
• Ativação de unidades móveis: de acordo com o tipo de atendimento, traumático ou clínico, e com a gravidade estimada do caso, podem ser acionadas Unidades de Suporte Básico (USBs) ou Unidades de Suporte Avançado (USAs).

5. Caso haja a necessidade de envio de uma ambulância até o local, o rádio-operador é o profissional que localiza a unidade móvel mais próxima ao endereço e repassa às equipes todas as informações sobre o atendimento.

6. Após o acionamento das unidades, a Central de Regulação Médica de Urgência acompanhará o atendimento até seu término, apoiando as equipes quando necessário e preparando a recepção hospitalar adequada ao atendimento da urgência.


SAMU - Santa Catarina

Home
Notícias
EducaSamu
Trabalhe conosco
SAU
Fale conosco
SPDM
Quem Somos
Objetivos
O Samu em SC
Como Funciona
Centrais de Regulação
Unidades de Intervenção
Quando Acionar o Samu
SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Todos os Direitos Reservados