Logo logoPais SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina



Unidades de Intervenção


Unidades de Suporte Básico de Vida (USBs) do SAMU

Em Santa Catarina, o SAMU dispõe de 102 USBs distribuídas pelo estado, que atendem casos de menor complexidade e contam com equipamento básico de suporte à vida, incluindo medicações e, no mínimo, rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de oxigênio, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil (AMBU).

A equipe das USBs é formada por Técnico de Enfermagem e Motorista Socorrista.

Unidades de Suporte Avançado de Vida (USAs) / UTIs móveis do SAMU

No estado de Santa Catarina, contamos com 23 USAs / UTIs móveis, que são responsáveis pelo atendimento de casos de maior complexidade e, por isso, além do material básico para atendimento de suporte à vida, exigem no mínimo: uma incubadora para transporte, um aspirador cirúrgico para ambulância, um respirador a volume, um monitor multiparâmetros, um oxímetro digital e bomba de infusão para seringas, além de todo o material para imobilização e medicamentos de cuidados intensivos. Todos os materiais e equipamentos se assemelham aos de uma UTI hospitalar.

A equipe das USAs é formada por Enfermeiro, Médico e Motorista Socorrista.

Veículo de Intervenção Rápida (VIR)

São viaturas, geralmente caminhonetes, compostas de equipe médica e materiais de suporte avançado à vida. Por serem mais ágeis, são utilizadas principalmente para chegar a locais de difícil acesso, caso em que as ambulâncias normais levariam um tempo maior.

Helicópteros

Em Santa Catarina, as unidades aéreas possuem convênios com a Polícia Rodoviária Federal e com o Corpo de Bombeiros Militar. Os helicópteros são utilizados em atendimentos de difícil acesso, com necessidade de remoção rápida ou de longas distâncias.

A equipe é formada por Enfermeiro e Médico do SAMU e demais componentes de Pilotos e Copilotos das instituições parceiras.



SAMU - Santa Catarina

Home
Notícias
EducaSamu
Trabalhe conosco
SAU
Fale conosco
SPDM
Quem Somos
Objetivos
O Samu em SC
Como Funciona
Centrais de Regulação
Unidades de Intervenção
Quando Acionar o Samu
SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Todos os Direitos Reservados